Conceito e objetivo da natação


>




Natação é mais do que um esporte, é a arte que o ser humano e outros animais consegue realizar dentro da água. Além da competição, da recreação e do trabalho (mergulhadores profissionais), esse esporte é de suma importância para salvar pessoas em situação de afogamento.


O objetivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador mais rápido. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes: crawl (nado livre), costas, peito, borboleta. O medley é quando os quatros estilos são executados na mesma prova.


Cada um desses estilos tem especificações sobre o posicionamento do tórax do atleta e o movimento de pernas e braços. No estilo crawl, por exemplo, o atleta se posiciona com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal no nível da água; os braços saem da água em posição paralela ao corpo, sendo jogados para frente por cima da água, alternadamente (enquanto um é jogado para frente, o outro braço volta para trás por baixo d´água); as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.


A natação esportiva começou a se tornar popular a partir do século XIX, e atualmente existem vários eventos esportivos, que envolvem provas de natação. As competições internacionais de natação são organizadas e regulamentadas pela FINA (Federação Internacional de Natação).




========
Eeeeei, se você chegou neste site, é porque se interessa por Natação. Não sei se você trabalha com esse esporte ou é praticante. Se você trabalha com Natação, seja em qual nivel de aprendizado que for, a gente sabe o quanto é importante a variedade de atividades nas aulas. Pensando nisso, você não pode deixar de conhecer o TOP 100 Natação Escolar. É um guia pensado para facilitar a vida do professor que trabalha com Natação em escola e escolinhas. É específico. E tem atividades para ensino de todos os estilos. Clique abaixo e conheça mais. Tenho certeza que você não se arrependerá!

Coloque no Google Plus

Sobre ADMIN

Esse blog é editado por uma professora de Educação Física formada desde 1999. Contato: esportesef@gmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Interessa?