Pontos importantes de uma braçada na Natação







Para uma braçada na natação ser eficiente, é necessário ela ter propulsão adequada, além do ritmo eficiente.

O desenvolvimento de um nado, em nenhum estilo é eficiente se ocorre "ponto morto" em qualquer fase da braçada. Ou seja, ponto em que o corpo perde velocidade por falta de propulsao, falta de ritmo.

Existem dois tipos de pessoas com esse problema. Aqueles que alongam a braçada, fazendo exercício de "espera braço" e aqueles que mudam a velocidade da braçada na fase submersa, acelerando e freando a mão sem "pegar" água.

No primeiro tipo, espera braço,  o nadador pode ser eficiente, mas ao esperar o braço ele faz muita força em cada braçada e perde toda velocidade extra com o tempo de espera. O corpo acelera veloz, e freia também na mesma proporção. Ninguém possui tanta força a ponto de não fadigar dessa forma.
Já o segundo tipo esquece que a braçada deve ser progressiva, mantendo o ponto de pressão na palma da mão em todo percurso da braçada. Para conseguir essa pressão, acelera-se a puxada  progressivamente. Contudo, ao finalizar a braçada, aproximadamente na linha do quadril, deve-se soltar a pressão na palma da mão para uma recuperação mais eficiente. 

Um erro comum para esse tipo é acelerar o início da braçada, no apoio, e depois parar  a mão,  tentando acelerar novamente no final da braçada, com o tríceps. Por 50m pode-se aguentar um bom ritmo assim, mas certamente haverá dificuldades ao tentar nadar 100m ou mais!

Lembrem-se: a braçada deve ser progressiva, terminando com força por ocasião do rolamento do corpo, mas ao final, não deve-se forçar "ëxtra" a mão, com o tríceps... Enfatizo que deve ser um movimento contínuo sem desgaste extra. Em vez de forçar o tríceps, e atrapalhar o rolamento do corpo e inércia, faz-se necessário justamente começar a outra braçada e relaxar a mão e braço para recuperação a braçada.

Para treinos melhores de Natação, eu indico uma promoção especial de duas aulas de Natação e que ganha-se um bride. Clique aqui e saiba mais!


Publicado em 06/06/13 e atualizado em 03/05/17



Comente:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.