Use a Natação para ajudar a combater problemas respiratórios







Não é novidade que há um consenso que a atividade física traz melhoras significativas para as pessoas que tem algum problema respiratório. Porém, quando e trata das várias atividades que beneficiam a saúde e ajudam a melhorar a circulação de ar nos pulmões, há uma que se destaca e é muito recomendada para crianças e adolescentes: a natação.

A natação é um tipo de exercício que ajuda no desenvolvimento da musculatura. A doença dificulta a entrada e saída de ar dos pulmões, o esforço feito para respirar acaba sendo maior, portanto com a musculatura fortalecida é possível suportar melhor a crise. O aluno que pratica natação além de melhorar consideravelmente a respiração também consegue perder peso e elevar a sua autoestima
A medida que o exercício é praticado, o organismo responde ao maior consumo de oxigênio. A pressão que a água exerce sobre o tórax, faz com que ele tenha que forçar os músculos inspiratórios para pegar o ar, já que a dilatação torácica está dificultada pela pressão da água – para soltar o ar também é requerida uma força maior dos músculos expiratórios. Desta forma, o esforço repetido várias vezes traz um efeito positivo na respiração do aluno. Além disso, os movimentos da Natação alonga toda a musculatura intercostal, abrindo e fechando as costelas, movimentando a caixa torácica através dos movimentos de braços e trabalha a musculatura abdominal facilitando a respiração diafragmática. Todos estes movimentos são coordenados com a respiração. O movimento de abrir e fechar das costelas facilita a musculatura inspiratória e expiratória, ou seja, enche os pulmões na inspiração e esvazia na expiração.

Os pacientes asmáticos depois de fazer as aulas por duas semanas em um período de 50 minutos, ao final de três meses obtiveram melhora surpreendente. Muitos desses pacientes sentiram-se curados e também perderam peso ficando com o corpo em forma. Nesses meses, o pulmão começa a ser explorado em outras áreas, fazendo o ar passar por lugares que talvez antes não passava em consequência das inflamações. Por isso, o importante é não desistir. A dificuldade no começo é muito comum e vencer essa barreira traz a recompensa de uma boa saúde, beleza e disposição.

A Natação pode funcionar, inclusive, como auxiliar ao tratamento medicamentoso.

Para treinos melhores de Natação, eu indico uma promoção especial de duas aulas de Natação e que ganha-se um bride. Clique aqui e saiba mais!

Até a próxima!


Comente:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.